6° ano


Tangram
O momento atual pede uma matemática viva, não uma ciência estática, pronta e acabada a ser memorizada. A Matemática deve preservar suas características de produto cultural e instrumentalizar os alunos para que os mesmos compreendam e mudem a realidade do mundo em que vivem. Sendo assim, optei por trabalhar com os alunos do 6° ano do ensino fundamental sobre o quebra-cabeça chinês, de origem milenar, que permite criar e montar mais de 1.500 figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números,
figuras geométricas e outras, o TANGRAM, como uma metodologia de ensino de para o estudo das figuras geométrica e também para desenvolver o raciocínio lógico dos alunos.
Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las.

Então na minha experiência observei que os alunos se empenharam a realizar esta atividade, pois, foi de um próprio aluno que surgiu a idéia de se trabalha com o Tagram pois a ver na biblioteca me perguntou como que se jogava o jogo, com esta vontade de aprende desse aluno não perdi a oportunidade e comecei a desenvolver e assim ligando a conteúdo que estava sendo administra que era sobre as formas geométrica e o resultado desse trabalho foi de suma importância pois pode conferir que a geometria deve ser trabalha de forma pratica e que os alunos poderão entender melhor o conteúdo.